08/07/2011

LUIZ GONZAGA - A LEMBRANÇA DE UM APÊLO

A alguns anos atrás, conversando com a minha querida tia OLIVIA BANDEIRA DE QUEIRÓZ
tratavamos de um assunto que tinha como temática, a nossa música nordestina e é evidente que falavamos de LUIZ GONZAGA e suas canções, a importancia que sua vóz tinha para o povo sofrido do Nordeste brasileiro". E hoje remechendo a minha caixa de rascunho, encontrei um texto que escreví logo após a nossa deliciosa conversa, conversa essa que hoje eu recordo e sinto saudade de minha querida e amada "TIA OLÍVIA".

LUIZ GONZAGA - A LEMBRANÇA DE UM APÊLO

Quando olhei a terra ardendo,naquele cruel verão
confesso chorei de saudade de Luiz,Rei do baião
porta-voz da gente humilde que mora no meu sertão
que sem ter o que comer é obrigado a viver
mendigando água e pão.

Essa gente tem a coragem e a força de um trator
e lá pras bandas do Sul já mostrou o seu valor
fez prédios, fez viadutos e escola pra formar doutor
fez São Paulo e fez o Rio e construiu para o Brasil
a sua sede com muito amor.

Chamam logo de doutor o homem que se veste bem
e se esquecem que é pela ação que se mostra o valor que tem
e hoje eu espero a promessa mas o politico não vem
só ele ganha com a perca e a tal industria da sêca
e que se dane o "ZÉ NINGUÉM".

E neste sertão de Zé, Chico, João e Maria
existiu um sanfoneiro que sempre nos defendia
e agora vivemos a sorte do nosso dia e adia
a ASA BRANCA voou, quando a sanfona parou
sem música,sopro e alegria.

Aqui termino este versos por não poder mais guardar
essa saudade que agora só quer me fazer chorar
mas eu sei que um bom remédio
pra saudade é cantar.


PÁDUA DE QUEIRÓZ
com aféto e gratidão para OLÍVIA QUEIRÓZ, MARIA QUEIRÓZ E SHIRLEY QUEIRÓZ.

Nenhum comentário: