30/03/2022

ESCOLA PADRE ANCHIETA - JUCÁ DOS JESUÍTAS /BATURITÉ/CE - "CORDELIZANDO NA ESCOLA 2022 (IMAGENS)











 

ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS SÁVIO - BATURITÉ/CE ("CORDELIZANDO NA ESCOLA - 1a. SEMANA")

 



Escola Municipal Domingos Sávio realiza o projeto “Cordelizando na escola”

Os estudantes do 7º ano “D” da Escola Municipal Domingos Sávio participam, nas aulas de Língua Portuguesa, da primeira de três fases, do projeto “Cordelizando na escola”. Os alunos já estudaram sobre a origem, como chegou ao Brasil, os instrumentos usados, as técnicas para ilustração, estrutura  e produção de textos e as capas dos folhetos de literatura de cordel.

Sob a supervisão da professora Valdelice, Pádua de Queiróz , que é poeta, cordelista(membro da Academia Cearense de Literatura de Cordel), cantor, compositor, editor, produtor cultural, mestre dos saberes e fazeres das culturas populares e responsável pelo projeto “Cordelizando na escola”, conversou com os alunos sobre a cultura do cordel e destacou que eventos como esses devem acontecer para que sejam despertados nos estudantes a escrita , além de aprimorar a leitura dos alunos: “ao desenvolver este trabalho nas escolas, eu sinto que esta cultura outrora tão presente em nossa cidade tende a ressurgir. Hoje, para esses alunos, é importantíssimo conhecer a cultura, porque pode surgir interesse em uma criança por escrever poesia, se tornar um escritor, um professor, um artista, talvez, só em conhecer outros tipos de cultura que eles não têm muito contato”, lembrou o poeta Pádua de Queiróz.

Após o primeiro contato, estudantes/cordelistas, foram distribuídos em sala de aula exemplares de cordéis de autoria do poeta baturiteense que  em seguida foram declamados em sala de aula pelos participantes.

O objetivo deste projeto, além de estimular  no aluno a leitura e a criação de textos, é a produção de um cordel coletivo entre, alunos, professora e poeta para celebrar os 258 anos de fundação de Baturité.