12/07/2021

XEREM - O PAI DO FORRÓ

 

XEREM, O PAI DO FORRÓ

 

Quem é o pai do forró

Que o povo vive dançando?

Esta é a questão do momento

É o papo que está rolando

Suei muito minha camisa

Mas findei minha pesquisa

Eu vou lhe mostrar rimando.

 

O forró não é um ritmo

Nem um gênero musical

E sim um termo derivado

Do inglês para o regional

Quando o povo ia dançar

Na capital potiguar

O forró ou o “for all”.


Se bem que o meu inglês

É para espantar maluco

Não sou dono da verdade

I am not “caduco”

O forró nasceu em natal

Mais o dia nacional

Se comemora em Pernambuco.

 

Festa que era promovida

Pela tropa americana

Durante a segunda guerra

Mundial da raça humana

E os artistas da região

Tocavam com animação

Todo final de semana.

 

Esta é a história contada

Por um amigo entendido

Pesquisador do forró

E que é muito conhecido

Só não consigo entender

Porque ele foi esquecer

De um fato ocorrido.


Pois no ano trinta e sete

Antes da segunda guerra

Um registro fonográfico

Por um artista da serra

Foi feito naquele ano

Desse fato eu não me engano

E o cabra era da minha terra.

 

Pedro de Alcântara Filho

Era o nome do cantor

Nascido em Baturité

Minha terra, meu amor

Seu nome artístico Xerém

Brilhou no cinema também

Foi músico e compositor.

 

Embora Xerém não fosse

De TOP ou primeira linha

Ele foi e sempre será

Orgulho da minha terrinha

Mas pergunto aos brasileiros

Quem foi que nasceu primeiro

Foi o ovo ou a galinha?


Já batizaram o forró

E deram-lhe a paternidade

Ao grande Luiz Gonzaga

Que até hoje sinto saudade

O seu baião era bonito

Mas o “Forró de Mané Vito”

Só foi gravado mais tarde.

 

Primeiro o “forró na Roça”

Por Xerém foi gravado

E o “Forró do Mané Vito”

Só doze anos passados

O grande “Ri do Baião”

Foi fazer a gravação

Confesso não estou errado.

 

Em afirmar que Xerém

Com certeza é o pai

Do forró que o povo dança

Num gostoso vem e vai

Xote, baião e xaxado,

Coco, calango arretado

Um dançador bom não cai.


PÁDUA DE QUEIRÓZ




Nenhum comentário: