03/09/2021

ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA DE CORDEL - ACLC(fundada em 23.08.2021)

ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA DE CORDEL

FUNDADA EM 23/08/2021

Foi criada  em assembleia virtual a Academia Cearense de Literatura de Cordel  (ACLC) , sendo eleita sua primeira diretoria, ficando na presidência Charles Melo, representante do município de Groaíras.

A diretoria ficou definida da seguinte forma: 

PRESIDENTE.           Charles Melo (Groaíras)

VICE-PRESIDENTE.  Pedro Sampaio (Caucaia)

TESOUREIRO.           Auri Lopes (Fortaleza)

SECRETÁRIO.           Pádua de Queiroz (Baturité)

ASSESSOR DE      COMUNICAÇÃO:  Esmeralda Costa  (Campos Sales)

 

CONSELHO FISCAL:

- Escrivão Joaquim Furtado (Fortaleza)

- José Roberto de Morais (Araripe)

- Antonio Hélio da Silva (Araripe)

 

O evento contou com a presença de 13 poetas cordelistas cearenses, além do  presidente da Academia Alagoana de Literatura de Cordel Diógenes Rodrigues Pereira . 

A assessora de comunicação da academia, Esmeralda Costa afirmou que essa será uma oportunidade para fortalecer a literatura de cordel do nosso estado, sendo um marco pra a manutenção para uma das principais formas culturais do nosso estado.


por Matheus Alencar

O repórter do Carirí



Jota JotAlencar

O nordeste por sua vez ganha mais e muito mais por formar essas entidades ricas em histórias com roupagem poética cultural, regional e local. 
Parabéns
 a todos pela iniciativa da fundação da (ACLC)! Academia Cearense de Literatura de Cordel (Em comentário na Página da Academia Cearense de Literatura de Cordel - facebook)

O PATRONO - ARIEVALDO VIANA


Arievaldo Viana Lima

Patrono

Arievaldo Viana

Madalena/Ce  - 18/09/1967

 

Bisneto do cordelista Fitico e filho do agricultor Evaldo, em 1977, aos 10 anos de idade, começou a escrever seus primeiros poemas.

 

Em 1982, começou a trabalhar no Jornal de Canindé, logo depois, passou a colaborar com o Caderno de Domingo no jornal O Povo, de Fortaleza, no ano seguinte, publica seu primeiros folhetos de cordel.

Em 1986, lançou "Canindé – Cidade da Fé", uma história em quadrinhos com influências do cordel em parceria com o poeta Gonzaga Vieira. Ao lado do irmão, Klévisson Viana, colaborou com o fanzine "Tramela".

Em 1995, Klévisson Viana funda a editora Tupynanquim, onde passa a editar cordéis e quadrinhos, Klévisson publicou seu primeiro cordel A botija encantada ou o preguiçoso afortunado, escrito em parceria com Arievaldo, em menos de dois anos, ambos publicaram por volta de 30 folhetos em parceria.

Arievaldo também atou como ilustrador de cordéis da editora Luzeiro de São Paulo, produzindo capas para cordéis de novos autores como Marco Haurélio, Moreira de Acopiara e de clássicos de Francisco Sales Arêda e João Melchíades Ferreira da Silva.

Arievaldo era membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na qual ocupava cadeira de nº 40, patronímica de João Melchíades Ferreira da Silva. No mesmo ano, lança o projeto projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos, adotado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Canindé, Ceará e diversos outros municípios brasileiros. Em 2005, a apostila do projeto se tornou um livro, além de folhetos, a edição trazia um CD com gravações de Geraldo Amâncio, Zé Maria de Fortaleza, Mestre Azulão e do próprio Arievaldo.

Seu cordel A moça que namorou com o bode, ganhou em 2003 uma versão em quadrinhos pelo seu irmão Klévisson, publicada pelas editoras Tupynanquim, Coqueiro e CLUQ, a adaptação ganhou o Troféu HQ Mix de 2004 como "melhor edição especial nacional".

Percorreu 10 estados ministrando oficinas e realizando palestras sobre literatura de Cordel. Arievaldo tem alguns trabalhos escritos em parceria com outros poetas.

Atuou como consultor e redator de uma série de programas da TV Escola sobre cordel.

Em 30 de maio de 2020, Arievaldo Viana faleceu por meio de uma infecção bacteriana gerada na dentição. A última obra publicada por Arievaldo foi Sertão em Desencanto (2016), na qual conta a história de sua família.

Obra

Lançou mais de 100 folhetos de cordel e tem vários livros publicados: O Baú da Gaiatice, São Francisco de Canindé na Literatura de Cordel, "Acorda Cordel na Sala de Aula - 2a edição revista e ampliada", "Dona Baratinha e seu casório atrapalhado", "O bicho folharal" e Mala da Cobra - Almanaque Matuto. Em 2014, publicou uma biografia sobre o grande poeta popular Leandro Gomes de Barros. Em 2010, foi publicado o álbum de quadrinhos, "História do Navegador João de Calais e de Sua Amada Constança", roteirizado por ele e desenhado por Jô Oliveira.

Livros publicados

A mulher fofoqueira e o marido prevenido
A vida de Gangão de rabo e seu defloramento
As proezas de Broca da Silveira (com Pedro Paulo Paulino)
Atrás do pobre anda um bicho
Brasil - 500 anos de resistência popular
Encontro com a consciência
Encontro de FHC com Pedro Álvares Cabral
galope para patativa e Castro Alves
História completa do navegador João de Calais
História da Rainha Ester
Jerônimo e Paulina - o prêmio da bravura
Luiz Gonzaga - o rei do baião
O batizado do gato
O casamento da raposa com o timbu
O crime das três maçãs
O divórcio da cachorra (com Klévisson Viana)
O príncipe Natan e o cavalo mandingueiro
Peleja da cachorra cantadeira com o macaco embolador (com Klévisson Viana)
Peleja de Zé Limeira com Zé Ramalho da Paraíba

Presepadas de Seu Lunga com um casal de caborés (com Klévisson Viana)
Rodolfo e Leocádia - a força do sangue
Romance da moça que namorou com um pai de chiqueiro
Romance de Luzia Homem
Um dia de eleição no país da bicharada
Um pagode no inferno ou a nova loura do cão
Melancia - Coco Verde - Editora CORAG RS
300 Onças - Editora CORAG RS
A ambição de Macbeth ou a maldade feminina - Editora CORTEZ
Padre Cícero, o santo do povo - Editora Demócrito Rocha
Sertão em Desencanto
A Peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau, ilustrado por Jô Oliveira - Globo Livros
O Coelho e o Jabuti, ilustrado por Jô Oliveira - Globo Livros
João Bocó e o Ganso de Ouro, ilustrado por Jô Oliveira - Globo Livros
O Romance do Pavão Misterioso de José Camelo de Melo Rezende e João Melchíades Ferreira da Silva, em parceria com Jô Oliveira - Imeph

História do Navegador João de Calais e de Sua Amada Constançaa, álbum de quadrinhos, escrito por ele, com desenhos de Jô Oliveira - Editora FTD.

Os membros fundadores da Academia Cearense de Literatura de Cordel, por unanimidade escolheu o nome de Arievaldo Viana para Patrono da casa dos poetas cordelistas do estado do Ceará presidida pelo poeta Groaíriense Charles Melo.

No dia 30 de Maio de 2020, aos 52 anos, morre em Fortaleza, deixando de luto a imensa família de cordelista, além de uma lacuna impreenchível na história da cultura popular.


01 - PAULO FILHO
02 - PÁDUA DE QUEIRÓZ
ANTONIO HÉLIO
CHARLES MELO
ESCRIVÃO JOAQUIM FURTADO
ANTONIO MARCOS BANDEIRA
ARAQUEM VASCONCELOS
NAILSON ANSELMO
JOSÉ ROBERTO MORAIS
AURI LOPES
PEDRO SAMPAIO
ESMERALDA COSTA












Nenhum comentário: