18/10/2018

III SEMANA DA GASTRONOMIA - IFCE (CAMPUS BATURITÉ)

III SEMANA DA GASTRONOMIA - IFCE/Bté
Quero pedir nesta hora
A meu Deus sabedoria
E a Musa inspiradora
Peço o dom da poesia
A gastronomia local
E também a regional
É o assunto do dia.
Eu acordei bem cedinho
E desci a serra a pé
Pra rever Temilson Costa
Aqui no IFCE
Querido por populares
Também Lourival Soares
Do Campus Baturité.
É verdade, minha gente
Feliz fico neste meio
Onde eu aprendo a viver
E sem nenhum aperreio
Um dia mamãe me disse:
A tristeza é tolice
Pra quem tá com bucho cheio.
E aqui nesta região
Eu não deixo pra depois
Um copo de caldo de cana
Um prato de baião de dois
Ou então um feijão verde
Acompanhado com peixe
E uma pratada de arroz.
Também tem o sarrabulho
Comida bem preparada
Um cuscuz de milho quente
Ou também uma panelada
É a culinária cearense
Que só o cheiro convence
E eu não troco por nada.
Eu já fui ao Amazonas
Quase tive uma ressaca
Comi pato no tucupi
E pirarucu de casaca
Garapa de tucumã
Comi também matrixã
Assada em riba duma casca.
Como ver tinha fartura
Muita fartura por lá
Mas eu vou dizer porque
Eu arribei para cá
Porque ali ninguém pode
Comer uma carne de bode
Que só tem no Ceará.
Eu sou um cabra matuto
Nascido no Putiú
Não dar pra se acostumar
Com caldo de candiru
Na primeira refeição
Para o povo do sertão
Tem tapioca e beijú.
Um cafezinho bem puro
Desse que só tem na serra
Ai pega a tapioca
Lasca manteiga da terra
Vixe, Maria! Oxente
É tanta coisa boa gente
Que por aqui não se encerra.
A cachaça é especial
É puríssima e destilada
Tem a cachaça branquinha
E também a amarelada
A cachaça boa anima
Mas te digo não combina
Com volante e estrada.
A nossa gastronomia
É rica, é de primeira
Doce de caju, banana,
E bolo de macaxeira
Castanha de caju assada
Banana cristalizada
Culinária verdadeira.
A inovação é o segredo
Ingredientes nós temos
E quanto mais estudamos
Muito mais nós aprendemos
A região do maciço
É riquíssima, e por isso
Mais amamos, mais queremos.
FIM – Pádua DE Queiroz 17.10.18

Nenhum comentário: